Items_on_a_Wikipedians_office_desk_-_20060403.jpg

Mesa de escritório: o que ela diz sobre você?

Como é a sua mesa de trabalho? Tem apenas o necessário ou é cheia de enfeites e está sempre lotada de papéis? Cada pessoa costuma ter sua mesa de escritório decorada de forma diferente. Enquanto algumas são mais bagunçadas, outras estão sempre muito bem organizadas. Continue lendo o post e saiba o que a sua mesa de trabalho pode dizer sobre você e sua personalidade.

Mesa de escritório impessoal

Algumas pessoas não fazem a menor questão de enfeitar a mesa com objetos bonitinhos ou de ter a mesa do escritório lotada de folhas de papel. Elas deixam apenas os itens básicos de escritório como caneta, lápis, borracha e apenas alguns papéis. Além de serem preferidas por pessoas mais práticas e objetivas, também chamam a atenção pela organização e simplicidade. É até difícil adivinhar quem é o dono da mesa. Por ser limpa e impessoal costuma gerar curiosidade nas outras pessoas. Em profissões mais criativas, a mesa minimalista é vista como moderna, enquanto que em outras áreas, as pessoas podem ter a impressão de que o dono da mesa é muito reservado.

Mesa de escritório perfeita

Tudo está sempre limpo, arrumado, organizado e ordenado por tamanhos, por pastas ou em ordem alfabética. Quem chega perto da mesa até se sente um pouco intimidado com tanta organização. Perfeccionistas são valorizados por chefes e gestores exigentes. Mas, por outro lado, não é um bom sinal se essa for uma característica muito exagerada, já que ela pode ser interpretada como falta de flexibilidade e baixa capacidade de adaptação. Se você acredita ser um perfeccionista exagerado, tome cuidado para que isso não prejudique o seu crescimento na carreira.

Mesa de escritório harmônica

Uma quantidade razoável de objetos e papéis na mesa de escritório transmite uma ideia de equilíbrio. Alguns enfeites discretos e fotos com a família ou com pessoas queridas demonstram um pouco da personalidade da pessoa, causando uma boa impressão. Em uma mesa harmônica, não há nada em exagero. Ela traz conforto sem que os objetos tirem a atenção das tarefas e resultados. Além disso, personalizar o espaço da mesa na medida certa mostra que a pessoa está em sintonia com a serenidade do ambiente de trabalho.

Mesa de escritório caótica

Uma mesa de escritório em total desordem não só chama a atenção dos outros logo de cara como demonstra que organização não é uma das principais qualidades do dono da mesa. Ainda que a pessoa consiga se encontrar na própria bagunça e exercer seu trabalho normalmente, os outros costumam não ter a mesma impressão. A pessoa que tem a mesa lotada de objetos por todos os lados e com pilhas de papéis pode ser considerada ineficiente e sem criatividade. Imagine uma situação em que alguém não consiga encontrar um documento importante na mesa caótica de outro funcionário que está ausente. Em um caso desses, a falta de organização pode se tornar um problema bastante grave.

Mesa de escritório infantil

Algumas pessoas, geralmente vistas como muito detalhistas, adoram enfeitar a mesa para se sentirem intelectualmente estimuladas. Mas é preciso ter cuidado com grandes quantidades de bichinhos e brinquedos na mesa do escritório. Eles podem fazer com que a pessoa pareça um pouco infantil. E é quase inevitável que os outros não liguem essa característica à figura profissional do dono da mesa e acabem não o levando a sério. Entretanto, algumas empresas mais inovadoras como agências de publicidade e startups, que valorizam a criatividade dos funcionários, até disponibilizam um valor em dinheiro para que as pessoas invistam em objetos divertidos e criativos para decorar as suas mesas de escritório.

Você se identificou com algumas delas? Conte pra gente como é a sua mesa de escritório!