radoarquitetura-05.jpg

Cores, iluminação e criatividade: tendências para escritórios corporativos

Você já pensou em renovar o seu escritório sem gastar muito? Pesquisando as novidades, analisando o estilo e as necessidades de sua empresa e contando com a criatividade é possível renovar o ambiente e ainda impressionar positivamente o seu público interno e externo.

O ambiente corporativo não precisa ser um lugar monótono e cansativo para demonstrar seriedade ou profissionalismo. A tendência cada vez mais é trazer vida para todos os ambientes, especialmente para os escritórios, onde passamos boa parte do dia. E que tal tornar este espaço diferenciado? Cores, iluminação e criatividade são elementos chave para compor um escritório corporativo atraente e charmoso.

Pensando nisso, preparamos esse post com dicas para diferenciar o seu ambiente corporativo. Confira.

Cores que inspiram

As cores podem trazer a inspiração certa para o ambiente e destacar alguns elementos essenciais na decoração, ou até mesmo uma parede inteira com cores vivas em contraste com outra cor em tom neutro ou complementar. A composição de cores pode ser uma escolha certeira para renovar um ambiente corporativo sem elevar o custo, além de transformar os ares de quem convive neste local. É preciso estar atento para a escolha das combinações ser harmoniosa e não tornar o ambiente visualmente cansativo. A escolha deve levar em conta diversos fatores, como o tamanho do ambiente, o mobiliário que o compõe e até mesmo a atividade profissional desenvolvida neste escritório, tornando adequado e personalizado para cada local.

Tons vibrantes, como o púrpura e o laranja, são ideais para ambientes descolados e com profissionais jovens.

Os tons terrosos, por sua vez, remetem a um ambiente mais sério e clássico, por exemplo o cinza ou o areia.

Dica: avalie o seu ambiente, o perfil dos seus clientes e busque referências no seu próprio trabalho, aproximando os objetivos profissionais com um estilo único.

Tipos de iluminação

Uma iluminação adequada torna o ambiente agradável e melhor para se trabalhar. Pendentes, lustres, plafons, luminárias, arandelas, ou a própria luz natural: diversas soluções podem ser encontradas de acordo com a necessidade do ambiente e com o clima que se deseja proporcionar. Pode ser aproveitada a luz natural que vem das janelas, por exemplo, aumentando a sensação de claridade e ampliando o espaço, ou ainda utilizar luzes indiretas para auxiliar em situações específicas, como em salas de reuniões e outros ambientes que se tornam mais aconchegantes. Também é preciso considerar o número de pessoas que trabalham nesta sala e os objetivos do ambiente, buscando a iluminação certeira para compor luz e harmonia. 

Dica: Luzes quentes, com tons amarelados, são recomendados para tornar o ambiente mais aconchegante. Luzes frias, puxando para o branco, são ideais para ambientes que exigem leitura e concentração.

Paredes para rabiscar

A criatividade não pode ficar de fora e também tem seu espaço no ambiente corporativo. Reservar um cantinho ou uma parede inteira para ser o ponto de descontração do ambiente pode torná-lo mais divertido e até mesmo original. Uma parede pode ser um bom lugar para colocar aquela ideia a ser compartilhada com o grupo, ou quem sabe aquela frase inspiradora para começar bem a semana. A aplicação pode ser feita com adesivos que podem ser renovados a cada tempo, com uma pintura especial que permite que a parede seja escrita à giz como se fosse um quadro negro ou com a colocação de um quadro branco para a escrita com canetas especiais para lousa. O importante na brincadeira é ter um espaço visível e atrativo para deixar novas ideias surgirem.

Dica: Separe aquela frase que você leu em um livro ou que você viu em um bom filme. Ela pode se tornar um diferencial e motivadora para os seus colaboradores. 

Seguindo estas dicas você irá transformar qualquer ambiente corporativo com um toque de personalidade. Todos certamente irão aprovar e se sentir muito mais acolhidos. Pequenas mudanças, grandes revoluções: o importante é ter um espaço agradável para o trabalho ficar ainda mais prazeroso.

Quer saber mais como você pode tornar o seu ambiente ainda mais aconchegante? Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de todas as tendências de arquitetura e de design de interiores.