radoarquitetura-02.jpg

Ambientes corporativos que estimulam a criatividade

A criação de ambientes flexíveis e que estimulam a criatividade e o relacionamento entre os colaboradores é uma das tendências da arquitetura corporativa da última década. Grandes empresas têm apostado na adoção de elementos recreativos no local de trabalho, acreditando que um pouco de descontração torna o ambiente mais agradável e aumenta o desempenho dos funcionários.

Como criar um ambiente dinâmico?

Para a criação de um ambiente de trabalho mais dinâmico e alegre, pequenos detalhes podem fazer toda diferença, porém alguns cuidados devem ser tomados: cores, móveis e iluminação, quando mal planejados, podem influenciar o comportamento dos colaboradores, aumentando a tensão. O ideal é que o primeiro passo seja a contratação de uma empresa especializada em arquitetura corporativa, cujos profissionais possam orientar soluções para a execução da atmosfera desejada. O projeto começa com um diagnóstico, com o objetivo entender o relacionamento entre os funcionários da empresa, as situações de encontro que se pretende gerar e de onde pode vir a inovação no projeto arquitetônico.

A tendência é integração

Um bom projeto arquitetônico pode influenciar no desempenho, na motivação, na inspiração na e criatividade de sua equipe. Uma das soluções que vêm sendo adotadas é a criação de áreas que possam ser utilizadas tanto para situações formais, quanto para momentos de descontração entre os funcionários. Salas de reunião, por exemplo, podem apresentar um mobiliário que seja adaptável a situações informais, de confraternização entre os funcionários. A criação de espaços de descompressão, como salas de convivência, áreas para café, salas de jogos e espaços para leitura, também contribui para o estímulo à produtividade e à criatividade da equipe. Para estes espaços, podem ser adotadas estratégias de projeto como a adoção de cores mais vibrantes nas paredes e no mobiliário, a inserção de plantas através de um projeto de paisagismo, e até medidas de marketing olfativo.

Para o estímulo à criatividade, o layout do mobiliário de escritório também aparece como um fator importante. Cada vez mais empresas vêm adotando mesas sem baias de divisão, permitindo que os funcionários compartilhem espaços, ideias e informações. Uma maior possibilidade de interação e comunicação permite a fomentação de novas ideias e o incentivo à inteligência coletiva. O uso de cores também é de grande influência no comportamento das pessoas, podendo alterar o estado de humor dos funcionários e direcionar o ambiente para um uso mais alegre e descontraído. Cores vibrantes podem ser adotadas de forma pontual, em mesas, luminárias, esculturas, quadros, papel de parede, e até mesmo no piso, dependendo do projeto.

Design moderno, cores ousadas, e artigos decorativos diferenciados devem ser projetados de forma a estar em sintonia com a atmosfera pretendida pela empresa, e com os valores que esta deseja passar para seus funcionários e para os clientes que visitam este espaço. Pessoas necessitam de estímulos diferentes para as diferentes atividades que exercem, e a associação do ambiente de trabalho com momentos de lazer e descontração demonstram que a empresa valoriza e se preocupa com a qualidade de vida de seus funcionários, inspirando-os e motivando-os a terem ideias e a se revigorarem.

Quer ver mais dicas sobre arquitetura e decoração de espaços corporativos? Não deixe de acompanhar o nosso blog!